FAQ

O que é e como funciona o crowdfunding?
Crowdfunding é uma nova tendência na realização de projetos mundo afora. A idéia é que os projetos não precisam mais dos métodos tradicionais de financiamento, que normalmente acabam fazendo o dono da idéia ficar com a menor fatia do bolo na hora de colher os frutos. Melhor perguntar para quem entende do assunto e faz isso acontecer, como o pessoal da Benfeitoria.

O que é Creative Commons?
Creative Commons (CC) é uma instituição que surgiu para dar suporte ao mercado de direitos autorais. Qualquer obra pode ser registrada sob uma licença do CC que indica o nível de liberdade que o autor pretende dar a sua obra quanto a divulgação, compartilhamento, uso, distribuição, venda etc. Isso possibilita que o autor de qualquer obra escolha e comunique de forma clara e fácil o nível de licença dada a sua criação.

Como é o registro da Doméstica no CC?
A nossa licença se chama Licença por atribuição e compartilhamento pela mesma licença 3.0 (CC BY-SA). A Licença permite que todos modifiquem, remixem, comercializem desde que a Doméstica seja devidamente creditada e que todos os trabalhos derivados sejam registrados sob a mesma licença ou uma similar.  

Como funciona a marca aberta?
No nosso caso, vamos registrar uma marca. Uma marca 100% aberta. Esqueça o que você conhece sobre marcas convencionais. Qualquer um vai poder utilizar o rótulo, as receitas, o modo de preparo e fabricar a sua própria cerveja, estampando o nome "Doméstica" sem pagar absolutamente nada, independente da produção ser para consumo próprio ou para venda.


Mas qualquer um pode produzir e vocês não ganham nada?
Sim. A Doméstica é livre e sempre será livre. Ninguém precisa pagar nem um centavo por nem uma gota que produzir.

Essa é a primeira marca aberta do mundo?
Não. A Doméstica foi inspirada na “Free Beer”, homenageada na nossa imagem de capa do projeto na benfeitoria. A Free Beer é uma cerveja de licença aberta criada por estudantes universitários e um artista na Dinamarca, que também  disponibilizaram a receita e o rótulo para qualquer um produzir livremente. A idéia é bem parecida com a nossa, na maioria dos aspectos. Até o Gilberto Gil, ex-ministro e defensor da cultura livre e do Creative Commons, aprovou. Dá uma olhada: link.

A Doméstica será mais do que a 1ª cerveja de licença aberta do Brasil, será feita de forma 100% colaborativa. Por isso, colocamos o projeto na benfeitoria! Serão vocês que definirão se esse projeto vai acontecer, como será essa marca e qual será a receita de lançamento dessa cerveja. Todos podem participar do projeto desde o início.

É possível produzir cerveja boa em casa?
Claro que sim! Com um pouco de investimento em equipamento, algum conhecimento e paciência, é possível fazer uma cerveja bem melhor do que aquelas industriais compradas no supermercado.
Na nossa página "Recomendamos", disponibilizamos vários links de grandes cervejeiros artesanais.

Por que se faz cerveja artesanal?
Ninguém fabrica cerveja artesanal para beber sozinho. Mais do que uma maneira de berbermos os tipos de cerveja que gostamos, e podermos customizá-los para que se aproximem mais das nossas preferências, fazemos isso para promover momentos ainda mais prazerosos, compartilhando uma das coisas de que mais gostamos: a cerveja! É sempre um ótimo motivo para juntarmos amigos e compartilharmos experiências, tornando estes momentos ainda mais saborosos.

E se alguém produzir uma cerveja muito ruim com esta marca?
A ideia é que a marca Doméstica represente uma cerveja artesanal, da casa, e que seja um símbolo da cultura aberta e colaborativa. Mas é claro que essa marca não atesta o padrão de qualidade. Então, cada produtor pode e deve se diferenciar de alguma forma, adicionando um sub-título à sua produção ou customizando o rótulo. A ideia é essa. Use, remixe, compartilhe... A única condição é licenciar sua nova versão sob a mesma licença do CC.

E depois do financiamento? O que vai ser da Domestica?
Caso o projeto seja realmente financiado, vamos distribuir todas as recompensas, criar o site, alimentar a wiki cervejeira e realizar o evento de lançamento. Depois disso, temos muitos planos para a Doméstica! Mas tudo vai depender da participação do público...


O que vocês ganham com isso?
O nosso ganho neste momento é simplesmente promover uma cultura mais livre e apoiar a produção de cerveja artesanal no Brasil. Pretendemos fornecer conhecimento para quem quer começar e unir a comunidade cervejeira em torno da marca. Apoiamos a discussão sobre liberdade cultural e queremos fazer um ponto com a Doméstica.

Isto quer dizer que o projeto não tem fins lucrativos. A única coisa que vamos "ganhar" é uma pequena expansão nos equipamentos da nossa cervejaria para poder produzir a cerveja do evento de lançamento e também para facilitar/melhorar a experiência de quem for nos visitar lá pelas recompensas que proporcionam isso.


O que eu ganho com isso?
Além de apoiar e se envolver em um projeto que se enquadra em uma nova tendência da cultura mundial, você pode expandir seus horizontes cervejeiros, possuindo um ponto de referência com informações e temas sobre o assunto e conhecendo pessoas envolvidas com a cultura da cerveja artesanal.



O que ganha alguém que estampa a marca Doméstica em sua cerveja?
Esta pessoa não está apenas apoiando uma marca, e sim um ideal. A sua cerveja caseira é fruto de sua própria dedicação para promover momentos de maior prazer com seus amigos e familiares e compartilhar experiências. Por que mais produziríamos cerveja artesanal se não para compartilhar? Colaborar com o projeto é ajudar a formar uma comunidade mais unida e a chamar atenção para este mundo das cervejas artesanais.

A marca Doméstica está relacionada a cervejaria de vocês? qual a relação entre as duas coisas?
Não! O projeto não tem relação direta com a nossa cervejaria. Aliás, este é um ponto muito importante para entenderem o projeto!
A Doméstica é uma marca que transmite um ideal. Não é nossa nem de ninguém. É de todos!
A única relação entre as duas coisas é que a nossa cervejaria apoiará o projeto, dando suporte em algumas das recompensas. Isso pode ser visto na parte de "Pedidos e Recompensas" do site do projeto.

Vocês vão vender Doméstica?
Não. Nosso objetivo não é vender cerveja. Nada impede que isso venha a acontecer um dia conosco ou com qualquer outra pessoa, mas não é a idéia do projeto.



Como eu posso ajudar?
A maneira mais fácil de ajudar no momento é entrando em www.benfeitoria.com/domestica e fazendo uma doação de dinheiro, logo ou receita para nos ajudar a começar a projeto! Além disso, precisamos de ajuda para divulgar e difundir essa idéia! Qualquer dúvida ou sugestão também é uma grande ajuda e pode ser enviada para o nosso e-mail, twitter ou facebook.

Saúde!



Comentários